Posso te ajudar?

EMPREENDEDORISMO - Executivo de família que comanda empresa há mais de 600 anos conta segredo do sucesso

01 de julho de 2022
Revista PE&GN

Fundada em 1385, em Florença, na Itália, a vinícola Marchesi Antinori tem mais de 600 anos de operação. Mais impressionante: todo esse tempo, a empresa foi comandada por membros da mesma família. Mas qual seria o segredo de tamanha longevidade e sucesso? Fizemos essa pergunta a Vittorio Antinori, 28 anos, que atua como gerente de marca e é a 27ª geração do clã italiano na companhia — a mãe dele, Albiera Antinori, preside a vinícola.

A Marchesi Antinori foi fundada por Giovanni Piero Antinori. Hoje, tem vinhedos não só na Itália, mas também em países como Chile, Hungria, Romênia e EUA. É responsável pela produção do Tignanello, rótulo icônico que marcou o início da fabricação dos vinhos chamados “supertoscanos”. “Meu avô e meu bisavô foram responsáveis pela expansão da empresa e também por modernizar a produção. Hoje, temos como desafio seguir tendências de sustentabilidade e saudabilidade ao mesmo tempo que fazemos a empresa crescer”, afirma Vittorio.

No Brasil, os rótulos da Antinori são importados exclusivamente pela inglesa Berkman Wine Cellars, que tem representação no país. O valor de uma garrafa de Tignanello pode se aproximar dos R$ 2.000.

Antinori conta que o avô, Marchese Piero Antinori — atual presidente honorário —, ensinou a ele a importância de cinco pilares para o sucesso de qualquer empresa. Veja quais são eles a seguir:

Paixão

“Meu avô dizia que sem paixão é impossível fazer qualquer coisa”, diz Vittorio. Isso serve para todos os segmentos de atuação, ele fala.

Precisão

Ter precisão na fabricação permite que a marca tenha controle de qualidade sobre aquilo que produz, garantindo excelência ao consumidor.

Produto

Ter um produto de qualidade é primordial. Sem isso, nenhum outro pilar valeria.

Pessoas

Segundo Vittorio, este pilar diz respeito à cultura da empresa, como ela trata as pessoas que trabalham e também as que consomem.

Persistência

Por fim, o jovem explica que é preciso perseverar para alcançar os objetivos, muitas vezes, superando fracassos e obstáculos.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias